Setor da saúde: como usar o blog corporativo a seu favor?

Adotar o blog corporativo como parte do planejamento estratégico do seu consultório tende a ser um bom negócio, transformando leitores em potenciais pacientes.

Você faz parte da área de saúde e deseja saber como o blog corporativo pode ser usado a seu favor?

Uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, em parceria com o Datafolha, revelou que 51% dos brasileiros fazem consultas em sites para tentar entender sintomas referentes a algum tipo de doença. Claro que esse dado leva a um outro que também chama a atenção: 47% dos entrevistados procuram informações na internet para saber qual remédio tomar.

Adotar o blog corporativo como parte do planejamento estratégico do seu consultório, tende a ser um grande negócio.
Foto: Canva

Ambos os casos são preocupantes, afinal, nada pode substituir uma consulta com um médico para analisar cada caso. Em contrapartida, essas pesquisas não vão cessar. Então, por que não investir em um conteúdo que leve informações verídicas e de um jeito que não substitui uma ida ao consultório?

Para entender como ganhar credibilidade através dessa ferramenta, quais temas são relevantes, entre outras informações, confira o artigo que preparamos.

Por que investir em blog no setor saúde?

O marketing digital pode e deve ser usado por profissionais desse setor em questão, independente da área em que atua.

Fazer uso das redes sociais ajuda. Porém, como a maioria dos temas abordados pedem mais detalhes na medida certa, adotar o blog corporativo como parte do seu planejamento estratégico, tende a ser um grande negócio.

Como falamos, nenhuma informação substitui uma consulta médica. Em contrapartida, tende a esclarecer alguns assuntos e, de quebra, oferecer a ajuda de um especialista de confiança.

Investir em um blog médico é disseminar artigos que tenham credibilidade no tema pesquisado pelo paciente, seja sobre saúde física ou mental. Além disso, é uma ponte eficaz para reverter essa procura no Google em uma futura consulta.

Porém, assim com os demais setores que usam a blogosfera como o seu “cartão de visita virtual”, é preciso produzir essas publicações de maneira que chegue a seu público-alvo.

Sendo assim, é preciso se planejar e compreender quais são os mecanismos que tornam o seu objetivo concreto. Para isso, tenha em mente a importância de uma página estruturada e otimizada para SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).

Dicas de conteúdo

Pense no blog corporativo como uma maneira de esclarecer as perguntas feitas pelos usuários e, consequentemente, possíveis futuros pacientes.

Então, anote quais são as dúvidas mais frequentes de quem já frequenta o seu consultório e saiba que essas anotações tendem a render publicações que ajudarão leitores, da maneira correta.

Por exemplo: você é psicólogo? Fale sobre como a ansiedade veio à tona por conta da pandemia, entre outros transtornos. É obstetra? Esclareça os mitos e a verdade de um parto cesárea ou normal.

No mais, produza textos que tenham:

  • Dados estatísticos e pesquisas;
  • Fatos reais e aqueles que não passam de lendas;
  • A participação de outros especialistas.  

Vale ressaltar a importância de sempre deixar claro que as informações obtidas não substituem uma consulta. Seja com você ou outro profissional.

Conheça a R&Góes

Colocar em prática essa estratégia pede uma equipe especializada nessa ferramenta. Quer ajuda para aproveitar tudo o que o blog corporativo pode fazer por você no setor da saúde? Entre em contato com a R&Góes e fale com um dos nossos especialistas.

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