Blog Pessoal e Blog Corporativo: qual a diferença?

Neste artigo, descubra como ambos podem impulsionar sua estratégia de marketing digital.

Você sabe as diferenças entre um blog pessoal e corporativo? Empresas costumam optar pela segunda alternativa. Contudo, dependendo do nicho e de quem está por trás, a primeira opção permite uma flexibilidade maior em relação aos temas.

Porém, independente da decisão, saiba que investir em um blog sempre é válido. Falando nisso, de acordo com o WordPress, mais de 409 milhões de pessoas visualizam mais de 20 bilhões de páginas por mês.

Enfim, é uma ferramenta importante na sua estratégia de marketing digital. Quer uma ajuda para ter o seu veredito? Leia a seguir.

Qual é a melhor escolha para sua empresa? Descubra como ambos podem impulsionar sua estratégia de marketing digital.
Qual é a melhor escolha para sua empresa? Descubra como ambos podem impulsionar sua estratégia de marketing digital. Foto: Syda Productions/Canva

Características do blog pessoal

Primeiro, vamos voltar um pouco no tempo. Você sabia que:

  • Em 1994, o brasileiro Claudio Pinhanez criou o site “Open Diary”?
  • Nesse mesmo ano, o americano Justin Hall colocou no ar o “Links.net”?

O que eles têm em comum? O espaço deles era uma espécie de diário, onde compartilhavam temas de interesse próprio e que acreditavam ser úteis para outras pessoas. Hoje em dia, as redes sociais também dão essa possibilidade. Mas e se um dia o Instagram ficar fora do ar?

Vale lembrar que o blog pessoal é uma ótima forma de divulgar projetos e, até mesmo, gerar uma fonte de renda. Seja uma blogueira compartilhando o seu estilo de vida ou um personal trainer, que também é dono de academia, produzindo conteúdos que vão desde a sua rotina até dicas de treino.

Nesse último caso, por exemplo, pode ser uma opção para empreendedores que desejam criar autoridade no meio em que trabalham e ganhar credibilidade. Mas com uma diferença: esse modelo de blog gera mais liberdade e o autor tem a possibilidade de não ficar preso a apenas um assunto específico.

Blog corporativo

Segundo o TeamWorks Communication, 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de artigos e não por meio de anúncios.

E o HubSpot indicou, em uma de suas pesquisas, que quando o blog é uma das prioridades na estratégia de marketing, o ROI tende a ser mais positivo.

Esses dados demonstram o quão valioso é o blog corporativo. Através dessa ferramenta, é possível:

  • Ser um canal exclusivo de comunicação, sem depender de outras redes sociais;
  • Criar uma relação mais próxima com o cliente;
  • Gerar leads, entre outros benefícios.

Claro, não chega a ser flexível como o blog pessoal. Mas é uma forma de expandir o conhecimento de sua persona. A sua marca pode mostrar melhor os seus serviços, produtos, diferenciais, dicas e outros temas relevantes.

Com um planejamento de conteúdo e seguindo o SEO, entre outras táticas, os resultados tendem a ser satisfatórios.

Qual é a melhor escolha?

Para decidir, veja o seu objetivo. Reflita sobre o caminho mais apropriado para a sua empresa/marca.

Ambos são relevantes. Mas para decidir, o caminho é analisar o que é mais apropriado para a sua empresa/marca. E não tenha receio de mudar no meio da trajetória do seu negócio.

Independente, saiba que os dois precisam ser atualizados constantemente e ter um planejamento que siga estratégias eficazes.

Seja blog pessoal ou corporativo, conte com a ajuda de profissionais qualificados para obter bons frutos. Quer saber como a R&Góes trabalha? Entre em contato conosco.

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