Como escrever para um blog corporativo?

Produzir conteúdo de qualidade para o blog corporativo da sua empresa não é tão complicado quanto parece ser. Confira nossas dicas!

Você sabe até onde manter um blog corporativo é benéfico para a sua empresa e, claro, seus consumidores?

Uma pesquisa feita pela Hubspot revelou que 54% das pessoas estão interessadas em ver mais conteúdos de uma marca que gostam. Outro dado relevante, coletado pela Content Marketing Institute (CMI), é que 74% das empresas B2B atribuíram o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo ao valor que essas postagens oferecem aos clientes.

Em contrapartida, o importante não é publicar posts apenas por publicar. Escrever da maneira que atraia o seu público é essencial para que todo o trabalho valha a pena e tenha destaque nos buscadores, como o Google.

Quer saber mais? Separamos algumas dicas!

Manter um blog corporativo é benéfico para a sua empresa e, claro, seus consumidores.
Manter um blog corporativo é benéfico para a sua empresa e, claro, seus consumidores. Foto: Pexels

Blog Corporativo: conheça sua persona e escreva para ela

Antes de preparar postagens para esse meio de comunicação de sua empresa, é fundamental conhecer bem quem está do outro lado da tela. Sendo assim, será possível definir:

  • Se a linguagem usada tem de ser formal, informal ou mesclar ambos;
  • Quais são os temas que atraem o seu público.

Mas saiba que independente do tipo de texto que agrade mais o seu leitor/cliente, não significa usar palavras coloquiais em excesso ou exagerar na formalidade. O importante é ele se identificar com o que está lendo.

Além disso, mostre que o seu negócio entende do que está abordando. Escreva com base em estudos e use fontes confiáveis. Sendo assim, a chance do seu artigo ser visto com credibilidade aumenta.

O seu conteúdo não tem de ser apenas relevante. A qualidade tem de ser a característica principal dele. Também lembre-se: quem está acompanhando os posts, procura uma solução para algum “problema”. Tente, ao máximo, respondê-lo.

Aposte na Introdução e crie uma estrutura

A era da internet pede textos dinâmicos, que não enrolem até chegar ao assunto de interesse.

Para que o seu leitor continue lendo, escreva uma introdução que prenda a atenção dele. Despertar a curiosidade é uma fórmula certeira. Sem esse despertar, provavelmente, seu texto vai ser apenas mais um entre tantos.

Use títulos chamativos e que não façam propaganda enganosa. Separe o artigo por tópicos e subtópicos. Falando nisso, elaborar bem a estrutura de uma postagem faz a diferença.

Aqui na R&Góes recomendamos estruturar assim:

  1. Formule o título;
  2. Saiba qual é o objetivo do conteúdo;
  3. Desenvolva a introdução e escolha os tópicos importantes;
  4. Conclua e tenha alguma chamada para ação.

Neste último, é fundamental o cliente clicar em algum link para conhecer seus serviços e/ou produtos.

No mais, o texto tem de ser bem escrito, independente da linguagem usada. Vale ressaltar a importância de usar referências que dêem credibilidade ao conteúdo produzido.

Cópia não é permitido, mas se inspirar e notar o que está na primeira página de busca colabora com um excelente trabalho. Lembre-se do uso do SEO e das palavras-chaves para que tenham acesso ao seu post.

Precisa de ajuda para escrever para um blog corporativo? Conte conosco e com técnicas que vão colaborar com a sua empresa e seu público. Clique aqui para entrar em contato.

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