Comunicação inclusiva: você sabe como adotar?

Aprimore a comunicação do seu blog corporativo e crie um ambiente digital acessível para todos os públicos, respeitando a diversidade.

Já pensou em adotar uma comunicação inclusiva no seu blog corporativo? Por exemplo, pessoas com algum tipo de deficiência, não tem uma rotina fácil em um ambiente digital. Aliás, de acordo com um estudo realizado pelo BigData Corp e Movimento Web para Todos, menos de 1% (de mais de 14 milhões de sites e portais brasileiros analisados) é considerado acessível.

Se a sua dúvida é como melhorar esse cenário, é indicado permitir que cada usuário, que faça parte do nicho em que a sua empresa atua, entenda o que está escrito nos artigos de sua página.

Inclusão não é uma tendência passageira. É preciso cada vez mais aprimorar o jeito de abordar o seu público. Para entender melhor as boas práticas, continue lendo.

Implementar a comunicação inclusiva no seu blog corporativo e tornar seu conteúdo acessível a todos os públicos, promove a diversidade.
Implementar a comunicação inclusiva no seu blog corporativo e tornar seu conteúdo acessível a todos os públicos, promove a diversidade. Foto: Cava

O que é comunicação inclusiva?

Antes de mais nada, saiba que a diversidade e inclusão andam lado a lado. No primeiro quesito, compreendemos que essa palavra inclui tanto características visíveis (idade, origem étnica e etc) quanto as que não são perceptíveis (status socioeconômico, orientação sexual).

Já no segundo, está ligado com aquele sentimento de pertencer a um ambiente. O público que lê o seu conteúdo, por mais que seja de um tema específico, quer se sentir incluído na sociedade (e, claro, na sua página).

Para que isso aconteça, é preciso dialogar com todas as pessoas. Sendo assim, a comunicação inclusiva é eliminar barreiras e conversar de forma que respeite as diferenças existentes.

Então, ao compartilhar uma postagem, tenha em mente que o público em geral precisa sentir que aquele texto é para ele. Mas para praticar esse tipo de linguagem, é importante conhecer a sua persona e o que ela espera da sua empresa.

Para que isso funcione, é fundamental fazer esses questionamentos ligados à diversidade e inclusão. Isso fará com que a sua marca atinja os “perfis certos” através do blog.

Dicas para adotar

Vale ressaltar a importância de conhecer para quem a sua empresa está escrevendo os posts.

Tendo esse conhecimento, é possível adaptar, por exemplo, o tipo de linguagem que será usado. No mais, preste atenção em alguns detalhes:

  • Se deve usar ou não termos técnicos;
  • Explicar siglas;
  • Se o texto tem de ser mais formal ou informal;
  • Se for viável, acrescente as descrições das imagens usadas no post (isso facilita para quem tem deficiência visual);
  • Além disso, também é relevante transcrever o artigo para áudio.

Outro ponto é compreender em qual momento o mundo está. Ter esse cuidado evita possíveis deslizes e que desagradam os internautas.

Ganhar credibilidade não é uma tarefa fácil, mas perdê-la pode acontecer mais rápido do que se imagina.

Qual é a importância?

Adotar uma comunicação acessível significa, de fato, dar esse direito de se comunicar a todos. 

Levar em conta a acessibilidade é uma das maneiras mais eficazes para incluir os mais diversos grupos de uma sociedade, dentro das possibilidades do seu nicho.

Para que essa comunicação inclusiva aconteça, entre em contato com a R&Góes, que vamos mostrar os melhores caminhos até ela.

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