Consumidor online: o que você precisa saber?

Conheça os perfis de consumidores do e-commerce brasileiro e ofereça a melhor experiência de compra!

Você tem um e-commerce? Independente do seu segmento, saiba que esse comércio eletrônico precisa proporcionar uma boa experiência ao consumidor online.

E para que isso seja possível, é importante conhecê-lo. Uma pesquisa feita pela E-Shopper Barômetro 2021, do DPDgroup, indicou dois perfis principais no Brasil: os recorrentes e os millennials (Geração Y).

O primeiro é responsável por 51% de todas as compras do varejo virtual. Enquanto o segundo representa mais da metade dos compradores brasileiros, correspondendo a 58%.

Entenda o consumidor online: perfis, expectativas e ferramentas para uma experiência de compra memorável em seu e-commerce. Foto: Canva

Mas além desses dados, é preciso entender que a jornada desse cliente vai além da compra final do seu produto. Seja ele recorrente ou millennial.

Neste artigo, explicamos o que eles esperam e quais são as ferramentas que podem ser eficazes para trazer o melhor ao seu consumidor.

Consumidor online: quem é ele?

Por conta da pandemia, o consumo virtual alavancou e cada vez mais o brasileiro está comprando pela internet.

Outro ponto é que o mesmo tem sido mais exigente em relação à sua experiência. Essa exigência é referente, principalmente, a:

  • Alternativas de entregas;
  • Sustentabilidade,
  • Cupons de descontos;
  • Programas de fidelidade, entre outras.

Sendo assim, desenvolver um bom serviço e soluções fáceis, colaboram em uma jornada de compra que seja satisfatória.

Uma pesquisa relevante é a do Paypal. Em 2020, o Brasil atingiu mais de 1,3 milhão de lojas online. Ou seja, a concorrência é grande. Então, tratar esse consumidor com cuidado e ir além do fechamento do carrinho é preciso.

Lembre-se de que ele pode tanto recomendar a sua marca ou a expor de forma negativa a amigos. Afinal, o cliente sabe da força que tem. E mesmo que não tenha abandonado o varejo físico, esse estilo de consumo virtual acaba sendo mais ágil.

Experiência do cliente

Tenha em mente que o consumidor brasileiro transita em diversas faixas etárias, escolaridades, classes sociais, entre outras características.

Por isso, é indispensável definir a sua persona e o que ela deseja de fato e espera do seu negócio online. Muito mais do que entregar um produto de qualidade, o atendimento faz a diferença. Use ferramentas a seu favor.

As redes sociais são ótimas para se aproximar do seu consumidor. Mas aqui levantamos a importância do blog, que permite uma conversa virtual mais extensa e que ajuda o cliente e, claro, a captar novos.

É através de postagens que ele tem a possibilidade de esclarecer dúvidas, conhecer mais a fundo a loja virtual e tudo o que ela tem a oferecer. É uma estratégia assertiva e que tende a cobrir uma boa parte dessa experiência de compra.

No mais, não esqueça de colocar em prática todos os direitos do consumidor e os deveres do lojista. Esteja aberto a feedbacks e sempre em dia com as mudanças que podem ocorrer.

Serviços da R&Góes

Somos uma plataforma de blogs corporativos para empresas que desejam conquistar clientes e vender mais, incluindo o mercado de e-commerce.

Investir em conteúdos relevantes e de qualidade é fundamental para quem sabe da importância de ir além da venda tradicional.

O consumidor online está de olho em todos os diferenciais da sua loja virtual. Proporcione o melhor para ele com a R&Góes.

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