5 dicas de como criar conteúdo para a sua loja virtual

Em um mercado altamente concorrido, criar conteúdo de qualidade para a sua loja virtual faz toda a diferença e ainda contribui com o aumento das vendas.

Empreendedor, você sabe criar conteúdo para o seu e-commerce? Uma maneira de atrair e engajar consumidores e potenciais clientes é investir no marketing de conteúdo. E é nessa hora que entra o blog corporativo da sua loja virtual. Através dessa ferramenta é possível criar postagens atrativas e que estejam alinhadas com o seu público.

Aliás, de acordo com a Demand Metric, essa estratégia custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera, aproximadamente, 3 vezes mais leads (potenciais clientes).

Claro que a concorrência aumenta a cada dia e se destacar parece uma missão impossível. Mas para que isso não se torne um empecilho, trouxemos algumas dicas para produzir posts que cheguem à sua persona.

Não importa o tamanho ou nicho da sua loja virtual, para se destacar da concorrência é essencial produzir conteúdo de qualidade.
Não importa o tamanho ou nicho da sua loja virtual, para se destacar da concorrência é essencial produzir conteúdo de qualidade. Foto: Canva

1. Quem vai ler o seu conteúdo?

Para que esse tipo de marketing tenha resultado é preciso saber quem é o seu público ideal. Ou seja, conhecer a sua persona é o primeiro passo.

Definir essa questão é uma forma de olhar para quem usufrui de seu produto ou deseja consumi-lo. Também é importante entender quais são as necessidades e dúvidas dessa pessoa.

Respondendo essas e outras questões, será mais fácil traçar quais são os tipos de postagens que serão úteis para o seu leitor.

Falando nisso, saiba que ter essa clareza aumenta a chance não só de fidelizar quem já comprou na sua loja virtual, como também aumenta a possibilidade de trazer novos visitantes para o seu e-commerce.

2. Monte um planejamento

Criar conteúdo é importante, mas vale ressaltar que a publicação tem de ser relevante. Sendo assim, o planejamento para o blog do seu e-commerce é fundamental.

Leve em conta, desde os feedbacks de seus clientes até datas comemorativas. Uma outra dica é buscar quais são as dúvidas que mais aparecem no Google.

3. Técnicas de SEO

Talvez pareça batido falar sobre o tão falado SEO (Search Engine Optimization), não é mesmo?

Em contrapartida, otimizar o blog nos principais buscadores colabora sim na criação de conteúdos que tenham relevância e sejam atuais.

Então, pesquise minuciosamente as palavras-chave que estão relacionadas aos temas que serão desenvolvidos.

Por exemplo, o seu e-commerce vende objetos de decoração? Saiba o que os internautas estão buscando no momento sobre esse assunto, como “quais objetos de decoração estão em alta?”, entre outras dúvidas.

4. Jornada de compra

Existe um conceito chamado funil de vendas, que representa desde o momento da captação de um cliente até a conversão final, que seria o produto vendido.

Dentro desse processo existe a jornada de compra, um ciclo que se divide em quatro etapas:

  1. Conhecimento da sua marca;
  2. Pesquisa sobre os produtos;
  3. Compará-los com a concorrência;
  4. Decisão.

Entender em qual momento a sua persona está também irá facilitar na hora de decidir qual tipo de conteúdo criar.

5. Contrate profissionais para produzir o conteúdo

Ter uma loja virtual significa ter demandas que tomam tempo. Por conta disso, nem sempre é possível dar a devida atenção que o blog corporativo merece.

Porém, não poste apenas para atualizar. Às vezes, menos é mais e o importante é que as publicações sejam relevantes. Caso seja viável, vale a pena contratar uma equipe especializada, como a da R&Góes. Somos especialistas na gestão de blogs corporativos e temos a expertise necessária para criar conteúdo útil para o público do seu e-commerce. Entre em contato conosco e alavanque as vendas.

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