Employer branding: o que você precisa saber?

Saiba como a estratégia de employer branding aliada ao blog corporativo pode gerar uma imagem positiva da sua empresa como local de trabalho.

Você já escutou falar sobre employer branding? Esse termo, que é uma estratégia de marketing, tem por objetivo gerar uma imagem positiva da empresa como local de trabalho.

Falando nisso, uma pesquisa feita pelo Linkedin identificou que 75% dos possíveis candidatos a um trabalho buscam saber quais são as características daquele local antes de enviar o seu currículo. Incluindo a relação entre o empreendimento e seu time de colaboradores.

Employer branding é uma estratégia de marketing que tem por objetivo gerar uma imagem positiva da empresa como local de trabalho.
Employer branding é uma estratégia de marketing que tem por objetivo gerar uma imagem positiva da empresa como local de trabalho. Foto: Getty Images

Saiba também que uma apuração feita pelo State of the Connected apontou que 70% dos entrevistados afirmaram que têm de haver confiança em uma marca antes de realizar uma compra. Se por acaso faltar essa questão de confiabilidade, 65% deles dizem que já deixaram de adquirir um produto ou serviço.

Por conta desses dados, já dá para perceber a importância de uma boa reputação. Mas veja a seguir informações que tendem a tornar o seu negócio uma “marca empregadora”.

O que é employer branding?

Com tanta concorrência, se destacar no mercado não é uma tarefa fácil. Mas essas duas palavras, que significam “marca do empregador”, podem ajudar a ganhar o destaque merecido.

Uma maneira de conquistar uma equipe boa e que gosta do ambiente corporativo é adotar o employer branding. A propósito, na prática, isso nada mais é do que um conjunto de técnicas e ferramentas que levam a sua empresa a esse patamar.

Adotar esse tipo de estratégia leva:

  • Reforçar pontos positivos de como é trabalhar na organização;
  • Atrair pessoas talentosas para equipe;
  • Aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Por fim, também é uma forma de ter um reconhecimento da empresa de um jeito espontâneo e efetivo. E como pôr na prática essa marca empregadora? Veja a seguir.

Conheça algumas estratégias

Para que o efeito desejado aconteça, é essencial que o employer branding tenha por trás um bom planejamento. Alguns passos são fundamentais, como: 

  • Descobrir o objetivo central da empresa;
  • Analisar a situação atual da marca; 
  • Usar uma boa comunicação;
  • Atingir o público que deseja atingir, entre outros.

No mais, lembre-se de saber quem e quais ferramentas funcionam como aliadas, incluindo o marketing de conteúdo.

Como o marketing digital pode colaborar?

Conquistar novos talentos e, claro, manter a motivação de quem já está contratado pode ser feito por meio do marketing de conteúdo, por exemplo.

Tem um blog corporativo? Esse canal costuma ser eficiente para quem deseja despertar admiração de clientes e potenciais leads.

Porém, atenção! Mesmo que haja um planejamento, não é recomendado interferir em posts criados pelos próprios profissionais.

Quando há postagens autênticas e sem forçação de barra, a marca empregadora costuma funcionar agregando valor não apenas para quem consome, mas para funcionários e quem almeja ser um colaborador.

Por mais enriquecedor que seja contratar influenciadores digitais, saiba que sempre o maior influenciador será aquele que conhece no dia a dia a cultura da empresa em que trabalha.

Quer pôr em prática táticas que irão colaborar com uma imagem positiva? Conte com a equipe da R&Góes.

Tente sempre unir o útil ao agradável. Unindo o blog corporativo e o employer branding, a sua empresa irá alavancar. O desejo de conhecer mais a fundo a cultura organizacional será uma realidade que tende a render bons frutos.

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