Google Helpful Content: comece a criar conteúdo para pessoas!

O SEO é crucial para melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca, mas produzir conteúdo de qualidade para pessoas e não para bots é essencial.

As alterações nos algoritmos são uma ocorrência frequente em todos os motores de busca, sendo um reflexo da dinâmica evolutiva e adaptativa do cenário digital. Sempre foi assim e sempre será, afinal de contas, as preferências dos usuários, as tendências tecnológicas e as demandas do mercado estão sempre mudando. Em 2022, por exemplo, o Google, maior site de buscas do mundo, fez uma atualização significativa no Google Helpful Content, que é o sistema de conteúdo útil da sua pesquisa.

Essa atualização teve por objetivo melhorar cada vez mais a experiência do usuário através de conteúdos originais e não robotizados.

De acordo com dados divulgados pelo MarketSplash, o buscador em questão processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, sendo que 45,25% das buscas no Google resultam em cliques orgânicos, enquanto 4,42% dos cliques vêm de anúncios. Além disso, 84% das pessoas usam o buscador pelo menos três vezes por dia ou mais.

Sendo assim, a forma de buscar informações pela internet continua no patamar de sempre, em contrapartida, quanto mais útil for o artigo produzido, melhor a chance de ocupar um bom lugar nos sites de buscas.

Quer saber mais? Continue lendo!

A atualização no sistema do Google Helpful Content tem como objetivo priorizar conteúdo de qualidade.
A atualização no sistema do Google Helpful Content tem como objetivo priorizar conteúdo de qualidade. Foto: Canva

O que é Google Helpful Content?

De acordo com o livro “Os quatro”, de Scott Galloway, ao contrário da maioria dos produtos, o Google melhora com o tempo e acaba se tornando mais valioso à medida em que é usado.

Então, seguindo a lógica da obra, o Google sempre tenta aprimorar o seu serviço. Ao perceber que alguns conteúdos estão ocupando posições privilegiadas sem merecer, o buscador realiza ajustes em seus sistemas para priorizar conteúdo mais humanizado, escrito por pessoas e para pessoas.

Calma, explicamos melhor: quando um usuário faz uma pesquisa, ele deseja encontrar uma resposta e não mais do mesmo em todos os sites que apareceram na sua busca. Ou seja, quanto mais original for o artigo, melhor para quem escreveu e, consequentemente, para quem irá usufruir da postagem. Isto é o que o Google considera como sendo conteúdo útil.

As técnicas de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) ainda são bem-vindas. Porém, não devemos esquecer que é importante criar conteúdos para os nossos usuários e não apenas replicar o que, normalmente, eles já encontram na internet.

Evite conteúdo de baixa qualidade

Para começar, a atualização do Google Helpful Content afeta todo o site da sua empresa. Não atingindo apenas as publicações de baixa qualidade que possam existir no seu site ou blog corporativo.

Então, se o algoritmo identificar que a maioria dos conteúdos produzidos pela sua empresa não agrega uma boa experiência ao leitor, o domínio será afetado por completo.

Outra mudança implementada pelo Google na atualização do Google Helpful Content é que as análises passaram a ser feitas em tempo real. Então, caso identifique publicações em seu site ou blog corporativo que não tenham um bom lugar no ranqueamento, o melhor é seguir algumas dicas que separamos.

Adote novas e antigas estratégias

Para essa atual fase do buscador, que cada vez mais vai priorizar a experiência do usuário, a nossa sugestão é mostrar ao Google, que independente do que aconteceu no “passado”, caso a sua empresa tenha produzido conteúdo de baixa qualidade, o seu negócio está comprometido em publicar informações que sejam relevantes para o seu consumidor e não para os bots dos mecanismos de buscas.

Dito isso, confira algumas das nossas dicas que podem surtir um efeito positivo para o seu negócio online e, claro, a sua persona (representação fictícia do cliente ideal):

  • Faça uma análise profunda de como o seu site ou blog corporativo está perante ao Google, Bing, DuckDuckGo, etc.;
  • Veja se o seu conteúdo realmente está satisfazendo o seu público-alvo;
  • Atualize as suas fontes e ferramentas na hora de criar postagens;
  • Dê prioridade sempre a dados reais e estude seus concorrentes, mas sem copiá-los.

Mudanças, a princípio, geram desconfortos. Contudo, podemos e devemos usar os algoritmos a nosso favor e não como empecilho. Aliás, para ajudar os profissionais de marketing digital, o Google listou em seu blog oficial, uma série de perguntas que indicam se o conteúdo de um site ou blog corporativo é útil ou não.

O Google Helpful Content veio mostrar que a ideia, antes de mais nada, é satisfazer quem mais nos importa: o cliente. Quer colocar em prática tudo o que aprendeu? Entre em contato com a R&Góes e promova conteúdos mais humanizados no seu site ou blog corporativo.

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