Setor varejo: como usar o blog a seu favor?

Descubra como um blog pode impulsionar seu negócio no varejo, aumentando vendas e construindo confiança com clientes online.

Como o blog pode ser usado para beneficiar o setor varejo? De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista teve um aumento de 1% na passagem de janeiro para fevereiro, o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000.

O cenário ainda pode melhorar com algumas estratégias de marketing digital, que podem ser boas aliadas para o crescimento nesta área. Caso o seu negócio esteja dentro do online ou tenha essa pretensão, saiba que a jornada de um potencial cliente passa, por exemplo, por blogs de empresa.

O blog pode impulsionar o varejo com estratégias de marketing digital para aumentar a credibilidade e as vendas online.
O blog pode impulsionar o varejo com estratégias de marketing digital para aumentar a credibilidade e as vendas online. Foto: Getty Images/Canva

Aliás, o relatório de demanda Gen apontou que 47% dos compradores acompanham os conteúdos desse tipo de canal, de 3 a 5 vezes antes de tomar uma decisão de compra. E esse meio de comunicação, de acordo com pessoas do mecanismo de pesquisa, é uma das fontes mais confiáveis para obter informações precisas.

Então, utilizar postagens da blogosfera a favor do seu negócio, é um bom caminho para se manter no mercado de varejo.

Quer saber mais? Veja algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a alavancar.

Por que criar um blog na área de varejo?

A gente sabe que canais de comunicação não faltam. Instagram, Youtube e, até mesmo, e-mail marketing têm a sua importância e não podem ser deixados de lado.

Porém, mesmo que essas opções sejam valiosas, é essencial investir em um blog. Mas é fundamental ter um planejamento eficaz para aproveitar tudo o que essa ferramenta proporciona.

Lembre-se de que é através de um post em um blog corporativo que você irá conseguir atrair visitantes. Falando nisso, segundo o Search Engine Journal, saiba que 70 a 80% de usuários não clicam em anúncios pagos. Então, tenha em mente o valor de uma pesquisa orgânica também. 

Além disso, a marca também:

  • Interage com o público;
  • Constrói uma relação de confiança;
  • Como citado anteriormente, consegue esclarecer dúvidas;
  • Colabora para gerar receitas, entre outros benefícios.

No mais, vale ressaltar que usar esse meio ajuda a conquistar uma autoridade na área em que atua e aumentar a credibilidade da empresa.

Primeiros passos

Em primeiro lugar, defina os seus objetivos e metas. Estude a sua persona e desenhe uma boa estrutura para fazer jus ao que a sua audiência deseja e busca.

Por fim, planeje conteúdos e mantenha uma constância para alcançar um bom lugar nos lugares de busca. Crie materiais de acordo com o seu público-alvo, incluindo a linguagem. Faça posts em diversos formatos e não divulgue apenas o que a sua marca vende.

Adote uma abordagem o menos comercial possível. O foco tem de ser a solução de uma questão de seu cliente. Por exemplo: vende uma roupa? Mostre os melhores tecidos para o inverno e no decorrer do post, crie um link que leve o visitante à calça com as características mencionadas.

R&Góes

Quer tirar os planos do papel? Conte conosco e ajude o setor varejo a alavancar com a ajuda do blog. Temos uma equipe especializada e que irá colaborar em cada passo da criação de conteúdo.

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