Você sabe converter leitores em leads?

Se a sua empresa investe em marketing de conteúdo, saiba que é importante converter os leitores em potenciais clientes e gerar oportunidade de vendas.

Toda empresa que investe na ferramenta de um blog corporativo tem um objetivo em comum: converter leitores em leads.

De acordo com o relatório de 2021 da HubSpot, a geração de clientes é uma das prioridades atuais.  E Chris Smith, autor do livro “O código de conversão”, lembrou em um dos capítulos que capturar a atenção deles e transformá-la em renda requer uma abordagem completamente nova.

Mas qual é a melhor forma de transformar essa meta em realidade? Já adiantamos que não existe uma única e exclusiva fórmula. Porém, algumas estratégias tendem a colaborar com essa ideia de gerar receita ao seu negócio. Para saber mais, continue lendo.

Toda empresa que investe na ferramenta de um blog corporativo tem um objetivo em comum: converter leitores em leads.
Toda empresa que investe na ferramenta de um blog corporativo tem um objetivo em comum: converter leitores em leads. Foto: Getty Images

O que é converter leitores em leads?

Primeiramente, vale ressaltar que “lead”, na linguagem do marketing digital, nada mais é do que uma oportunidade de negócio.

Ou seja, são potenciais clientes, que em algum momento, já demonstraram interesse na área em que a sua marca atua. Seja através do download de um e-book que você ofereceu ou um formulário preenchido no seu site.

Realizar essa conversão é uma maneira de trazer pessoas que gostariam de consumir o seu produto e/ou serviço. Converter é também se conectar com o público-alvo e colher bons frutos para o seu empreendimento, como:

  • Elevar o seu engajamento;
  • Ter uma boa presença digital;
  • Criar autoridade, entre outros benefícios.

Em contrapartida, precisamos ter alguns aliados na hora da criação do conteúdo do seu blog.

1ª dica: conheça a sua persona

Não adianta produzir um conteúdo que não desperte o interesse e atenda as necessidades do seu público-alvo.

Então, ao criar um “personagem” exemplo de seu potencial cliente, entenda o que o representa e o que pode, de fato, levá-lo além da leitura de uma postagem.

Um dado da Demand Gen, de 2020, indicou, por exemplo, que 69% dos clientes apontam que o conhecimento sobre o mercado em que trabalha e a solução oferecida é um fator decisivo na hora de fechar uma compra com um vendedor.

Sendo assim, mostre que entende do assunto e resolva o problema do seu possível lead.

2ª dica: use CTAs

Os “call-to-action” são chamadas que levam o visitante a realizar alguma ação. Podemos usar em formato de:

  • de imagens (banners, por exemplo);
  • de textos (“saiba mais” e etc).

Seja visual ou textual, o importante é usarmos essa chamada de maneira cautelosa. Quando for a primeira opção, cuidado para não que não fique muito semelhante a um anúncio e não poluir o post.

Já a segunda alternativa, tem a ver com adicionar links que levem a alguma página, como uma landing page para baixar um e-book. É permitido tanto no meio do conteúdo quanto no final dele.

3ª dica: contrate profissionais qualificados

Por mais que não seja um bicho de sete cabeças, é importante entregarmos esse trabalho a quem sabe manejar as ferramentas disponíveis para alcançarmos bons resultados.

Para converter leitores em leads é preciso saber técnicas de SEO, ter boas práticas de uma redação, entre outras. Entre em contato com a R&Góes e transforme o seu negócio.

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